Chegou o Carnaval no CCBB Educativo – Arte & educação!
19/02/2020 18:38 em Eventos

Programa CCBB Educativo – Arte e Educação promove diariamente ações específicas e afirmativas planejadas, que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão, além de estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, da cultura e voltadas a famílias.  A programação destina-se a todos os públicos e dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil.

 

O mês de Fevereiro é considerado o mês da folia e da alegria em todo Brasil.   Chegou o Carnaval no CCBB Educativo – Arte & educação!  Vamos inventar máscaras e adereços? Então vem brincar no Lugar de Criação - Eu faço meu brinquedo – Oficina de máscarasnos dias 22 e 23 de fevereiro ( sábado e domingo)!

Convidamos crianças e adultos a se juntar a nós para inventar máscaras e adereços, usando papel, cores... e muita criatividade. O Lugar de Criação acontece todos os sábados, domingos e feriados, de 11h às 13h e de 15h às 17h, no 1º andar, no Programa do Educativo.  A entrada é gratuita.

Lugar de Criação - Trocação de história – O que é uma criança?

 

Encerrando as atividades artísticas e educativas do mês de fevereiro, sábado, dia 29 de fevereiro, o Lugar de Criação - Trocação de história - O que é uma criança?  será a pauta proposta pelos arte educadores do CCBB Rio, para envolver crianças e suas famílias a trazer uma definição.

Por algum motivo desconhecido a definição de criança sumiu do Dicionário Fabuloso, e não conseguimos mais diferenciar adulto de idoso, ancião de bebê. Me diz aí o que fazer? Seria criança um substantivo, adjetivo, verbo ou pronome de tratamento? Precisamos de gente especialista para definir o que é uma criança! Convidamos o público a construir verbetes, com desenhos e palavras, sobre possíveis significados de criança.

O Lugar de Criação acontece de 11h às 13h e de 15h às 17h, no 1º andar, no Programa do Educativo.  A entrada é gratuita.

 

Além desses eventos oferecidos pelo CCBB Educativo, acontecem diariamente, as “Visitas mediadas”, sem necessidade de agendamento prévio, a partir de temas e horários pré-definidos.

Os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.  As atividades são realizadas até o fim das exposições.  Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

 

Visitas Mediadas – Patrimônio com ênfase no patrimônio, se relaciona com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro e acontecem as quarta-feiras, às 12h. E a partir do dia 19 de fevereiro, as visitas acontecem de quarta a segunda, às 12 e às 18h.

Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições ‘Galeria de Valores’ e ‘O Banco do Brasil e sua História’.

 

As Visitas Mediadas em Libras são aos Sábados, a partir das 12 horas e seguem os mesmos princípios da Visita Mediada. A Visita Mediada em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva nas exposições em cartaz, numa experiência compartilhada com os educadores. A Duração é de  1h com capacidade para 20 pessoas. O cadastro é realizado 15 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º andar.

 

No CCBB Rio tem o “Espaço de Convivência”!

O Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde acolhemos todos os públicos em suas diferenças e singularidades, e afirmamos nosso compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.        

 

Sobre o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação

O Programa CCBB Educativo – Arte e Educação promove diariamente ações específicas e efetivas planejadas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, da cultura, voltadas a famílias e a inclusão.  Ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.  

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

 

Serviço:

Lugar de Criação

Sábados, domingos e feriados – de 11h às 13h e de 15h às 17h

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte.

Lugar de Criação – Eu faço meu brinquedo – Oficina de máscaras

Dias: 22 e 23 de fevereiro (sábado e domingo)

Local: Programa Educativo – 1º andar

Horário: de 11h às 13h e de 15h às 17h

 

Lugar de Criação – Trocação de história – O que é uma criança?

29 de fevereiro

Local: Programa Educativo – 1º andar

Horário: de 11h às 13h e de 15h às 17h

 

Espaço de Convivência

O Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde acolhemos todos os públicos em suas diferenças e singularidades, e afirmamos nosso compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.        

 

Visitas mediadas – Patrimônio

Quarta – 12h

*A partir do dia 19 de fevereiro, de quarta a segunda-feira, às 12h e às 18h.

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Visitas mediadas com ênfase no patrimônio, se relacionando com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro. Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições ‘Galeria de Valores’ e ‘O Banco do Brasil e sua História’.

 

Visitas Mediadas em Libras

Sábado – 12h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º andar.

Seguindo os mesmos princípios da Visita Mediada, a Visita Mediada em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva nas exposições em cartaz, numa experiência compartilhada com os educadores.

 

Visitas Educativas Agendadas

Segundas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Quartas e Quintas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Sextas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30

Durante o período de férias escolares, de 16 até 31 de dezembro, as visitas agendadas serão reduzidas aos seguintes horários:

Segundas: 10h30, 14h30, 19h

Quartas e Quintas: 10h30, 14h30, 19h

Sextas: 10h30, 14h30

Duração: 1h30 | Capacidade para grupos de até 44 pessoas

E-mail para agendamento: agendamentorj@ccbbeducativo.com

Atendimento telefônico em dias de semana, das 10h às 17h, no número (21)3808-2070 (com excepção da terça feira, quando o CCBB está fechado ao público).

Para mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com

 

Para mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com

 

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-Rio – 1º andar e rotunda

De quarta-feira a segunda-feira, de 9h às 21h

Rua Primeiro de Março, 66 - (21) 3808-2020 (com excepção da terça feira, quando o CCBB está fechado ao público).

E-mail para agendamento: agendamentorj@ccbbeducativo.com

www.bb.com.br/cultura/ www.twitter.com/ccbb_rj/ www.facebook.com/ccbb.rj

Programação completa:  http://ccbbeducativo.com

 

Assessoria de imprensa
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Banco do Brasil S.A.
Bianca Mello
+55 021 38082326 38082324
biancamello@bb.com.br

 

Assessoria de Imprensa

A Dois Comunicação: www.adoiscom.com

(21) 2508-8900 adoiscom@adoiscom.com

Anna Accioly (21) 98616-6688 - anna.accioly@adoiscom.com

Renata Monteiro (21) 98880.7192 - renata@adoiscom.com

www.adoiscom.comhttps://www.instagram.com/adoiscomunicacao/ https://www.facebook.com/adoiscomunicacao/?timeline_context_item_type=intro_card_work&timeline_context_item_source=706520484&fref=tag

COMENTÁRIOS